O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri, detalhou nesta segunda-feira (17) em entrevista à ALECE FM e ALECE TV, o programa “Ceará de Valores”, uma iniciativa voltada para a juventude cearense com o objetivo de combater a violência, promover a cidadania e abrir oportunidades de formação e capacitação. Durante a entrevista, Aldigueri destacou a urgência de ações que possam afastar os jovens do crime e das organizações criminosas.
O que é o programa “Ceará de Valores”?
O programa terá como foco principal a valorização da cultura, da história, da arte, da culinária, do esporte e do empreendedorismo cearense. A ideia é trazer exemplos de cearenses que se destacaram em diversas áreas – como poetas, escritores, jornalistas, músicos, artistas, jogadores de futebol e empreendedores – para servirem de referência e inspiração para a juventude.
“Vamos conhecer cearenses de valor em todas as áreas e que sirvam de referência para aquela juventude, para contar sua história de vida”, explicou Aldigueri. O programa também abordará temas como direitos e deveres dos jovens, além de oferecer informações sobre oportunidades de crédito, empreendedorismo e formação profissional.
Diálogo e formação continuada
A iniciativa prevê a realização de atividades presenciais e online, com o objetivo de abrir horizontes para os jovens, especialmente aqueles que vivem nas periferias de Fortaleza e do interior do estado. “O jovem que está aí na periferia de Fortaleza, na periferia da região metropolitana, no interior do distrito de um município pequeno do Ceará, tem um mundo a descobrir”, disse Aldigueri.
O programa também busca combater o que o deputado chamou de “fascismo digital”, referindo-se ao uso das redes sociais para difamar, caluniar e promover discursos de ódio. “Sair dessa história de fascismo digital, de lacração, de injuriar, caluniar, difamar as pessoas”, destacou, defendendo a importância de um debate saudável e construtivo.
O Ceará e seus valores
Aldigueri ressaltou a importância de valorizar a identidade e a cultura cearense, lembrando que o estado enfrenta desafios geográficos e climáticos, mas conta com um povo empreendedor e resiliente. “O Ceará é um forte, é um nômade, é um bravo. Nós somos o estado mais semiárido do Brasil. Mas o Ceará tem o cearense, que é um empreendedor, que é inteligente, que é sagaz”, afirmou.
O programa pretende mostrar aos jovens as oportunidades que o estado oferece, muitas vezes desconhecidas pela população. “O que é que o Estado oferece que as pessoas não conhecem? De crédito, de empreendedorismo, de formação de emprego”, questionou o deputado, defendendo a necess